segunda-feira, 20 de setembro de 2010

T(r)ópico #60 - Musica Mwangolé II

Kuma Kwa Kié do músico Yuri da Cunha (um dos mais badalados artistas destes trópicos) é, sem dúvida, uma das minhas musicas favoritas.

É um semba de uma energia tal, que chega a ser inebriante!!!

O Artista que a criou, criou também um estilo de a dançar muito particular, com um movimento das pernas meias flectidas que, circulando, levantando-se e brincando com os "n" possíveis movimentos que a rótula dos joelhos nos permite fazer com a parte inferior das pernas, que a tornou célebre.

O seu filho, já o imita e faz algumas danças com ele em concertos. É fascinante de ver e ouvir! E ao vivo... tem um impacto ainda maior no público.

A dança tem claras origens nas danças tribais, em que os interpretes parecem possuídos por espíritos. Esta é talvez a evolução de um tipo de dança aqui muito difundido também, chamado de "Melindro". Nessa sim, é ainda mais clara a origem tribal da dança.

"Kuma Kwa Kié" (cuma quá quié), quer dizer em Kimbundo: "Despertar ao cantar do Galo" Pode também ser interpretado como "Acordar para novas conquistas," que é como quem diz, ir à luta.

Fica o som... e a dança!


Sem comentários:

Enviar um comentário