02.05.2009
Faz amanhã uma semana que fizemos uma churrascada lá em casa! Como tinha faltado a electricidade resolvemos meter-nos a caminho e procurar gelo (caso contrário as bebidas ficariam bem quentinhas).
Mal saímos do condomínio, deparamo-nos com uma amontoado de gente, próximo do tal camião que impedia a progressão do alcatrão (ver T(r)ópico #33), estranhando tal aglomerado, decidimos tentar descobrir qual o motivo... e oh... não era nada de especial... era só um autocarro que se tinha (vai-se lá saber como), espetado, saltado um grande passeio separador em betão armado, não deixando quase marcas nenhumas, e em grande estilo, voou para o outro lado, aterrando em cima de um terreno uns quantos metros abaixo do nível da estrada, caindo de lado...! O autocarro esse... já era só chapa! Fica a dúvida se os vidros se partiram durante o embate, ou se.. ele já vinha sem eles!!! (o que não deixaria de ser um óptimo sistema de refrigeração, bem útil por estas bandas)
Já a caminho de Benfica, na longa fila de trânsito que assola esta estrada aos fins de semana (estrada de acesso às praias do Sul), uma carrinha tipo pick-up passa por nós no sentido oposto, vagarosamente, como aliás todos os outros carros. E até aqui tudo bem, pick-up's é coisa que não falta por estes lados, agora esta carrinha tinha, digamos, uma ligeira particularidade... o condutor conduzia com a cabeça de fora pela janela, pois... ele já não cabia dentro dela!
"E porquê é que ele não cabia lá dentro?" Perguntas tu a esta hora... "porque ele era muito gordo???" Não... nada disso, ele até aparentava ser uma pessoa elegante, não, ele conduzia com a cabeça de fora porque o tecto da carrinha, do lado do condutor, e um bom pedaço até a barra de protecção traseira estava... abatido sobre o condutor! Ou seja, a carrinha tinha capotado, e todo o tecto estava esmagado contra os assentos, e ainda assim, o condutor (que não cabia todo lá dentro), para a conduzir, tinha os pés nos pedais e o resto do corpo a pender pelo estreito buraco que, o que sobrou da janela, ainda permitia... pois se esta ainda andava porque razão haveria de ter ficado parada??? Agora... a julgar pela quantidade de chapa oxidada, eu diria, assim por alto que aquela carrinha já teria capotado à pelo menos 1/2 meses!!! Agora diz-me lá se isso é motivo para a carrinha ficar parada? Claro que não... ainda anda, não anda? Então "bora"...!!!
Já durante a semana, a caminho do empreendimento, um camião daqueles mega pesados que transportam os inertes (Areia, Brita, Rochas, etc.), vinha completamente atestado, só que... não era de inertes! A sua carga era toda de... mão-de-obra!!! Sim! Assim por alto diria que transportava uns 60 a 70 indivíduos trabalhadores angolanos que, amontoados, lutavam por um lugar o pais próximo possível das paredes de chapa grossa do camião, pois imagino que lá no meio, com tantas curvas e irregularidades na estrada, não fosse nada fácil manter o equilíbrio, assim como, na ausência de pontos de apoio e assentos, fosse preferível esmagarem-se uns contra os outros junto às paredes, do que andar lá no meio feito bola, de um lado para o outro...
No entanto, parece-me um meio de transporte eficaz! Não só transporta a mão de obra, para o local, assim como a logística (o camião)! Não sei como é que a Edifer ou a Teixeira Duarte ainda não se lembrou desta!
Faz amanhã uma semana que fizemos uma churrascada lá em casa! Como tinha faltado a electricidade resolvemos meter-nos a caminho e procurar gelo (caso contrário as bebidas ficariam bem quentinhas).
Mal saímos do condomínio, deparamo-nos com uma amontoado de gente, próximo do tal camião que impedia a progressão do alcatrão (ver T(r)ópico #33), estranhando tal aglomerado, decidimos tentar descobrir qual o motivo... e oh... não era nada de especial... era só um autocarro que se tinha (vai-se lá saber como), espetado, saltado um grande passeio separador em betão armado, não deixando quase marcas nenhumas, e em grande estilo, voou para o outro lado, aterrando em cima de um terreno uns quantos metros abaixo do nível da estrada, caindo de lado...! O autocarro esse... já era só chapa! Fica a dúvida se os vidros se partiram durante o embate, ou se.. ele já vinha sem eles!!! (o que não deixaria de ser um óptimo sistema de refrigeração, bem útil por estas bandas)
Já a caminho de Benfica, na longa fila de trânsito que assola esta estrada aos fins de semana (estrada de acesso às praias do Sul), uma carrinha tipo pick-up passa por nós no sentido oposto, vagarosamente, como aliás todos os outros carros. E até aqui tudo bem, pick-up's é coisa que não falta por estes lados, agora esta carrinha tinha, digamos, uma ligeira particularidade... o condutor conduzia com a cabeça de fora pela janela, pois... ele já não cabia dentro dela!
"E porquê é que ele não cabia lá dentro?" Perguntas tu a esta hora... "porque ele era muito gordo???" Não... nada disso, ele até aparentava ser uma pessoa elegante, não, ele conduzia com a cabeça de fora porque o tecto da carrinha, do lado do condutor, e um bom pedaço até a barra de protecção traseira estava... abatido sobre o condutor! Ou seja, a carrinha tinha capotado, e todo o tecto estava esmagado contra os assentos, e ainda assim, o condutor (que não cabia todo lá dentro), para a conduzir, tinha os pés nos pedais e o resto do corpo a pender pelo estreito buraco que, o que sobrou da janela, ainda permitia... pois se esta ainda andava porque razão haveria de ter ficado parada??? Agora... a julgar pela quantidade de chapa oxidada, eu diria, assim por alto que aquela carrinha já teria capotado à pelo menos 1/2 meses!!! Agora diz-me lá se isso é motivo para a carrinha ficar parada? Claro que não... ainda anda, não anda? Então "bora"...!!!
Já durante a semana, a caminho do empreendimento, um camião daqueles mega pesados que transportam os inertes (Areia, Brita, Rochas, etc.), vinha completamente atestado, só que... não era de inertes! A sua carga era toda de... mão-de-obra!!! Sim! Assim por alto diria que transportava uns 60 a 70 indivíduos trabalhadores angolanos que, amontoados, lutavam por um lugar o pais próximo possível das paredes de chapa grossa do camião, pois imagino que lá no meio, com tantas curvas e irregularidades na estrada, não fosse nada fácil manter o equilíbrio, assim como, na ausência de pontos de apoio e assentos, fosse preferível esmagarem-se uns contra os outros junto às paredes, do que andar lá no meio feito bola, de um lado para o outro...
No entanto, parece-me um meio de transporte eficaz! Não só transporta a mão de obra, para o local, assim como a logística (o camião)! Não sei como é que a Edifer ou a Teixeira Duarte ainda não se lembrou desta!
Quanto ao tal camião porta-contentores, que inicialmente falei e que já vem desde o período do primeiro diário da estrada, relatado no segundo (T(r)ópico #33), este, ainda ali jaz... já vai a caminho da 4ª semana!!!
Ainda durante esta semana um jipe da Jeep, fez-lhe companhia por 3 ou 4 dias, e imagina lá como... pois claro, só com 3 rodas!!! A 4ª não sei muito bem por onde andaria, uma vez que no lugar dela, estava o disco da roda, apoiado em 2 tijolos! Deveria ser para este não perder o equilíbrio, coitado...
Quanto a este camião, assolam-me as seguintes dúvidas...
Terá sido a olhar para este camião que o condutor do autocarro se despistou, ravina abaixo???
E, estando ele lá já lá imobilizado à tanto tempo, quanto tempo mais ele lá ficará!??
Aceitam-se apostas...
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